ANÁLISE DA PAISAGEM RURAL SOB A ÓTICA DOS CENSOS AGROPECUÁRIOS DE 1970 E 2006 E O CAMPO TRAÇADO NO ATLAS DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO (2011): UMA PROPOSTA NO ÂMBITO DOS SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO (SOCs)

Autores

  • Vera Lucia Punzi Barcelos Capone IBGE
  • Rosa Inês NOVAIS CORDEIRO UFF

Palavras-chave:

Análise da paisagem rural. Organização e representação do conhecimento. Análise de domínio. Comunidades de discurso. Censos agropecuários. IBGE.

Resumo

Pesquisa que aborda a análise da paisagem rural na área da Ciência da Informação no que tange aos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs) e no âmbito da análise de domínio, direcionada à organização e representação dos registros de diversas naturezas, tendo como referencial os Censos Agropecuários de 1970 e 2006 sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visando estabelecer um padrão de organização que represente a carga informacional de sua comunidade de discurso integrada por geógrafos para fins de um modelo teórico que propicie evidenciar as estruturas lógico-conceituais desse domínio, visando os SOCs direcionados para a área de Geografia, com ênfase na paisagem e possa confirmar seu status como fonte documental, considerando a otimização dos sistemas de informação e os serviços sob a perspectiva de especialização do conteúdo direcionado a grupos específicos de usuários.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 8: Ciência da Informação