Mentoria Voluntária no curso de Biblioteconomia da FaBCI-FESPSP

Autores

  • Adriana Maria Souza FESPSP
  • Valéria Martin Valls FaBCI/FESPSP

Palavras-chave:

mentoria, graduação em Biblioteconomia, práticas inovadoras de ensino

Resumo

Descreve o Programa de Mentoria Voluntária (PMV) do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP), implantada a partir de maio de 2017, a partir de pesquisa realizada na instituição com docentes e discentes sobre coaching e mentoria nos processos de orientação à pesquisa acadêmica, no curso de graduação da FaBCI. O tema é de grande relevância à área acadêmica e, também, profissional do bibliotecário, uma vez que congrega interesses pessoais e de carreira, do ponto de vista de sua formação, sendo a academia o ambiente propício e fértil para o desenvolvimento de competências e habilidades ao estudante de Biblioteconomia. Dessa forma, a Mentoria se torna uma metodologia que acolhe, engaja e desperta potencialidades aos que se dedicam a sua prática. O PMV tem demonstrado uma metodologia eficaz e ativa nos processos de desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Biblioteconomia da FESPSP. Em relatos espontâneos, apresentados nos relatórios submetidos à Coordenação do PMV, nota-se uma aprendizagem progressiva e contínua dos estudantes frente a muitos desafios e aspirações pessoais e profissionais. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, sabe-se que a iniciativa de um Programa como esse é inovador e, também bastante promissor, em se tratando do preparo e da condução dos estudantes desses cursos, para melhores escolhas pessoais e profissionais, o que pode ser buscado ainda no período de formação acadêmica, resultando em bibliotecários mais conscientes, engajados e apoiadores da classe biblioteconômica.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 7: Construção e identidade profissional