Identidade profissional: um estudo da formação política dos alunos de Biblioteconomia

Autores

  • Geisa Müller de Campos Ribeiro UFG
  • Hevellin Estrela IF Goiano
  • Suely Henrique Gomes FIC - UFG

Palavras-chave:

Formação política, Participação política, políticas públicas, Biblioteconomia

Resumo

Tem o objetivo conhecer a opinião dos alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, futuros bibliotecários, sobre o que são políticas públicas, o conhecimento que possuem sobre participação política e sua relação com a área. A pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória. Para responder ao objetivo do estudo, foram realizadas perguntas informais e aplicado questionários com perguntas abertas a 18 (dezoito) alunos. Para a compreensão dos dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo que destaca como etapas essenciais desta metodologia os seguintes passos: categorização, descrição e interpretação. Compreende-se que os alunos possuem entendimento sobre políticas públicas e participação política mas não vislumbram as competências políticas da Biblioteconomia e seu papel junto á sociedade, não só no que tange o acesso à informação, mas de sua responsabilidade sobre a manutenção ou modificação de uma dada realidade informacional e seus aspectos críticos.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 7: Construção e identidade profissional