ANÁLISE DAS PRÁTICAS NO USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS DISCENTES DE BIBLIOTECONOMIA DA UFCA

Autores

  • Fabíola da Silva Costa UFCA
  • David Vernon Vieira UFCA

Palavras-chave:

Palavras-chave, Competência Digital. Áreas de competência digital. Competência em Informação. Vertente da Coinfo.

Resumo

Na Sociedade da Informação o usuário percebe que o elemento essencial para a construção do conhecimento é a informação e dentro deste novo paradigma de sociedade, incluindo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o usuário passa a compreender que é necessário passar por algumas experiências que o possibilitam desenvolver diversas atividades, pensar de forma lógica, comunicar-se, ter criatividade ativa, entre outras, denominada Competência em Informação (COINFO). Em 2016, surge na Europa, e ainda como área emergente, uma vertente da Coinfo, que é a Competência Digital (CD). A Competência Digital, por sua vez, apresenta-se como tendência da Coinfo, porém, aplicada às ferramentas TICs e associada às diferentes habilidades de manuseio. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, tendo como objetivo geral a análise das práticas de Tecnologia da Informação no desenvolvimento das Competências Digitais dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A metodologia do estudo de caso foi utilizada juntamente com duas técnicas de coleta de dados: 1) análise documental dos planos de ensino da unidade curricular de tecnologia; e, a aplicação de um questionário on-line. Por fim, pode ser possível concluir que houve desenvolvimento de forma satisfatória em cada uma das cinco áreas da CD e que apenas uma área obteve o desenvolvimento de uma atividade, de modo a entender que, os discentes participantes da pesquisa estão aptos para realizá-las no seu dia a dia podendo assim esquematizar um mapa mental com as habilidades desenvolvidas nas disciplinas.

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Eixo 7: Construção e identidade profissional