Papel do bibliotecário nos processos de aprendizagem: educação de usuários por meio do Projeto Acolhida Cidadã

Autores

  • Raquel Siegel Barcellos FURG
  • Flávia Reis de Oliveira UCS

Palavras-chave:

Processo de Aprendizagem. Educação de Usuários. Letramento Informacional. Acolhida Cidadã.

Resumo

Este relato de experiência objetiva compreender a biblioteca universitária e o bibliotecário como mediadores nos processos de aprendizagem para promover a utilização dos recursos disponíveis. Por meio de atividade de orientação aos usuários quanto ao uso da biblioteca e de seus serviços, a sua relação com os processos de pesquisa e o apoio no fornecimento dos recursos tecnológicos e informacionais, e, por fim, ser e estar ativos como facilitadores entre a comunidade acadêmica com ações do letramento informacional. Buscamos como base teórica Campello (2009) no que tange o letramento informacional, para entender a função educativa do bibliotecário para desempenhar suas competências e contribuir com a formação acadêmica, profissional e humana dos estudantes de maneira articulada com os professores. Nesse sentido o Sistema de Bibliotecas da FURG (SiB/FURG) está presente no Programa Acolhida Cidadã com atividades que proporcionem melhor aproximação e acolhimento entre os discentes calouros e a biblioteca. No qual são apresentados em um primeiro contato os espaços, as regras de funcionamento, além dos produtos e serviços das bibliotecas. Os resultados dessa experiência apontam que a Acolhida Cidadã oportuniza aos calouros melhor capacidade em recuperar e usar a informação de forma relevante e eficaz. A Acolhida vem ao encontro do letramento informacional que está diretamente ligado à capacidade de identificar a necessidade de informação do usuário e consequentemente contribuir para a educação do mesmo em um processo de aperfeiçoamento de competências.

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Eixo 6: Gestão de bibliotecas