O Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional da FBN/PLANOR como instrumento de identificação e preservação do patrimônio bibliográfico institucional como bem cultural

Autores

  • Silvia Fernandes Pereira FBN
  • Rosângela Rocha Von Helde FBN

Palavras-chave:

Biblioteca Nacional. Catálogos Coletivos. Patrimônio Bibliográfico Nacional. Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras.

Resumo

Apresenta a relevância do Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional (CPBN) como fonte de pesquisa e identificação do patrimônio bibliográfico identificado no país. Descreve resumidamente a criação e objetivos do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) com ênfase em sua ação precípua de identificação, preservação e difusão do patrimônio bibliográfico nacional. Elenca as dificuldades para a captação de instituições para a composição deste catálogo coletivo. Arrola as ações implementadas pelo PLANOR, que subsidiam aos gestores envolvidos ferramentas que podem proporcionar além da visibilidade dos acervos em âmbito internacional, também chancela para submissão das coleções à projetos de fomento e cooperação para a implantação de ações de inventário, tratamento técnico, automação, digitalização, bem como implantação de políticas de segurança, acesso, preservação e reprodução de seus acervos.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 6: Gestão de bibliotecas