Inovação e Intraeempreendedorismo em biblioteca universitária: o Projeto Bibliobreak da Universidade Federal Rural da Amazônia
Autores
Merabe Carvalho Ferreira da Gama
UFRA
LETÍCIA LIMA DE SOUSA
UFRA
Palavras-chave:
Biblioteca Universitária
Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto Bibliobreak realizado diariamente no auditório da biblioteca central Lourenço José Tavares Vieira da Silva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O projeto nasceu com o intuito de proporcionar uma programação diária levando informação e entretenimento no horário do intervalo do almoço, de 13:00 às 14:00, de segunda a sexta a alunos que buscavam a biblioteca nesse horário apenas para aguardar até o próximo turno de aulas. Continuamente, são exibidos filmes, séries, documentários, vídeos, entre outras. O Bibliobreak oportuniza ainda a discussão de temas de caráter social e cultural, tais como, consciência negra, movimento LGBT, dentre outros. Os resultados da execução do projeto foram a abrangência social, redução dos ruídos no salão de estudos em grupo, qualidade no atendimento ao usuário, formação social e cultural, cumprimento do papel social e cultural da biblioteca, aproximação entre a biblioteca e seus usuários e criação de um espaço democrático para a discussão de diversos temas relevantes. Um dos resultados mais expressivos foi a premiação em 1º lugar na modalidade Qualidade na Gestão Pública e 1º lugar Geral no Prêmio Novos Ventos de Boas Práticas em Gestão Pública da UFRA. Conclui-se que o Bibliobreak solucionou os problemas ao oferecer de forma contínua uma programação diversificada à comunidade acadêmica e externa. O alcance do Bibliobreak tem sido cada vez maior com a divulgação da programação por meio das redes sociais (site da biblioteca, facebook, instagram e whatsapp).