Gestão de bibliotecas universitárias: em foco a compreensão dos aspectos afetivos do comportamento informacional

Autores

  • Giordana Nascimento de Freitas e Silva UFC
  • Maria de Fátima Oliveira Costa UFC

Palavras-chave:

Estudos de Usuários. Comportamento Informacional. Biblioteca universitária. Biblioteca do Curso de Física – Universidade Federal do Ceará. Usuários da

Resumo

Trata dos aspectos afetivos do comportamento informacional dos usuários da Biblioteca do Curso de Física (BCF), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresenta, portanto, a seguinte questão norteadora: Quais sentimentos caracterizam as ações de busca e uso da informação dos usuários da BCF, vinculados ao PPGFIS, da UFC? Logo, objetiva compreender como a comunidade em questão se sente no decorrer do desenvolvimento de suas pesquisas. Esta proposta foi fundamentada na perspectiva cognitiva de Carol Kuhlthau, em decorrência de entendermos que os pensamentos, sentimentos e ações permeiam intrinsecamente o Processo de Busca da Informação (PBI). Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, configurando um estudo de caso, cujo campo de pesquisa foi a BCF tendo, portanto, como unidade de análise os usuários ligados ao programa de pós-graduação em foco. A amostra compreendeu 09 (nove) professores e 25 (vinte e cinco) estudantes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado via e-mail. A partir do exposto, constatou-se a demonstração predominante dos sentimentos de confiança, otimismo e satisfação apontados assiduamente pelos professores e estudantes nos revelando, assim, que ambos estão conscientes das escolhas que favorecem a produtividade e inovação de seus resultados. Compreendemos, portanto, que a segurança do que se deseja pesquisar e de como fazê-lo, interfere significativamente no contentamento dos docentes e discentes que percebem seus avanços ao passarem de posturas generalistas para específicas e especializadas à medida que seu aprendizado progride.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 6: Gestão de bibliotecas