CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E A GESTÃO PARTICIPATIVA DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MADEIRA DE FREITAS (CARIACICA/ES): RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO

Autores

  • Júlive Argentina Santos Serra PMC / BPMMF
  • Marcelle da Silva Coelho Queiroz PMC

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Relato de experiência, Projeto Estrelas Negras, Empoderamento e valorização da comunidade, Cultura da participação, Gestão partici

Resumo

A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, localizada em Cariacica (ES), vivencia um conceito de gestão cultural voltada para que a comunidade seja parte integrante, participativa e interativa de suas atividades diárias e na realização de projetos. Esse modelo de gestão busca de maneira criativa, inovar na prestação de seus serviços e produtos, baseando-se no que os munícipes desejam e necessitam e de que maneira eles podem contribuir. Os projetos são realizados através de ‘captação e empoderamento de pessoas’ interessadas em colaborar. Através da experiência de duas edições do projeto “Estrelas Negras” (que tem por propósito a valorização e empoderamento da cultura/história/memória afrodescendente, realizadas com atividades diversas, desde cursos de automaquiagem, cursos de trançadeiras a mesas redondas, apresentações culturais entre outras ações) foi possível a realização de outros projetos/eventos/ações nos mesmos moldes. Percebeu-se que a partir dessas programações mais próximas do público, a biblioteca ficou mais procurada, visível, útil, cumprindo sua missão de serviço público de qualidade, proporcionando uma vivência diferenciada aos seus usuários e prestadores de serviços. Assim, foi constatado na prática e através de depoimentos de frequentadores e pessoas da equipe, que essa forma de gestão e de projeto participativo proporciona muitas oportunidades de fala, de projeção de opiniões e a validação da comunidade, criando um senso de propriedade para os participantes que passaram a vislumbrar a biblioteca como um ponto de encontro, vivência, socialização e pertencimento, indo além das atividades técnicas e admininstrativas e oferecendo humanização em seus processos e nos serviços e produtos prestados.

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Eixo 6: Gestão de bibliotecas