WATSON: inteligência artificial a serviço das bibliotecas

Autores

  • Erik André de Nazaré Pires UFPA
  • Di Téo Calumby UFPA

Palavras-chave:

Watson. Inteligência Artificial. Tecnologia. Bibliotecas.

Resumo

O presente trabalho irá abordar na sua conjectura a respeito de uma tecnologia que tem na inteligência artificial, o seu diferencial no mercado de trabalho, intitulada de Watson. Dessa forma surge como Objetivo Geral: Mostrar como o Watson pode ser utilizado nas bibliotecas; e nos Objetivos Específicos, têm-se: Compreender o processo de funcionamento de tal tecnologia e Expressar as quais as vantagens para o bibliotecário ter essa ferramenta no seu ambiente de trabalho. A partir dos objetivos elencados, chega-se a seguinte problemática: Quais as possibilidades do Watson ser implementado em conjunto com as atividades realizadas nas bibliotecas, fazendo com o que essas ações sejam dinâmicas e interativas?. A importância para o desenvolvimento do trabalho acontece pelo fato de que essa tecnologia pode apresentar em termos de novidades para as bibliotecas. Para o processo metodológico, foi adotado primeiramente a Pesquisa Bibliográfica, no segundo momento aplicou-se a Pesquisa Exploratória. Conclui-se que o bibliotecário deve investir com frequência na educação permanente, visando a atualização profissional, principalmente no que tange a conhecer e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e que o Watson é viável para ser utilizada nas bibliotecas, principalmente no que diz respeito a potencializar o atendimento ao usuário.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: A expansão desenfreada das tecnologias