Software livre e de código aberto no contexto e desafios Amazônicos: uso no Programa de Pós-graduação em educação/UFAM

Autores

  • Luiz Fernando Correia de Almeida UFAM
  • Leina Francisca de Morais Medeiros
  • Leina Moraes Medeiros UEA

Palavras-chave:

software livre e de código aberto. PPGE/UFAM. Contexto Amazônico.

Resumo

O software livre e de código aberto (SL/CA) tem sido amplamente usado na horizontalização de educação e acesso a informação e conhecimento. A adesão se deve a qualidade e eficácia do SL/CA em que as instituições podem customizá-lo a sua necessidade local. No contexto Amazônico, especificamente no Estado do Amazonas, têm relevantes iniciativas na busca de minimizar a exclusão social, à distância ao ensino superior através da educação à distância e na disseminação de informação e conhecimento, com isso promovendo um maior acesso a educação e da informação. Para realizar a pesquisa o método da cartografia busca conhecer as multiplicidades que envolvem o objeto que é SL/CA no contexto amazônico em especial no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), onde foram observados no âmbito do PPGE/UFAM que utiliza de modo significativo tais recursos, mas que tem potencia para ser desenvolvida em maior amplitude, para isso a pesquisa bibliográfica para conhecer importância social do SL/CA aplicada ao contexto Amazônico. Com isso foi possível aferir que a relevância do uso de SL/CA pode minimizar os problemas sociais, promover acesso a educação e informação, e assim introduzir o indivíduo na organização social de um grupo que tem constantemente retroalimentado a estrutura de produção de informação e conhecimento, e ainda possibilitando uma cidadania digital.

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Eixo 4: A expansão desenfreada das tecnologias