Realidade Aumentada em Bibliotecas : discussão da sua incorporação em bibliotecas.

Autores

  • David Vernon Vieira UFCA

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Bibliotecas, Experiência do Usuário, Interatividade, Tecnologia da Informação, Dispositivos Móveis.

Resumo

Em um ambiente virtual onde estudantes interagem naturalmente com as novas tecnologias as bibliotecas devem ampliar as possibilidades de experiência neste espaço. Discute-se a incorporação da realidade aumentada em bibliotecas de modo a propiciar aos estudantes um aprendizado mais dinâmico e atrativo. Para isso, faz-se um levantamento bibliográfico por meio de livros, artigos e sites de internet em português, inglês e espanhol, bem como no portal de periódicos da Capes. Observa-se que foram encontrados alguns textos provenientes de monografias e artigos de eventos da área de Comunicação e Informação aqui no Brasil. O resultado da pesquisa mostra que já existem diversos trabalhos sobre o assunto que consideram que a aplicação da Realidade Aumentada faz aumentar o aprendizado e engajamento dos usuários de bibliotecas. Conclui-se que o potencial da tecnologia presente na Realidade Aumentada pode ser benéfico para trazer os usuários para a biblioteca propiciando uma experiência imersiva que não tem quase nenhum custo associado.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: A expansão desenfreada das tecnologias