As tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: um caminho para a cidadania.

Autores

  • Ana Paula Matos Bazílio UFF
  • Verônica de Souza Gomes UFF

Palavras-chave:

Letramento digital. Letramento digital crítico. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho é fruto da disciplina: Educação, Tecnologias e Cultura Digital do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos. Esse artigo, parte do seguinte princípio: Como o processo de letramento digital pode influenciar nos processos de inclusão social e inclusão digital? O texto aborda reflexões sobre as categorias de classificação de sociedade: ágrafa, grafocêntricas tradicionais e grafocêntricas digitais. Enfatizando assim, o processo de letramento e sua relação com o papel de democratização, e o emprego das tecnologias na educação. O presente artigo é um ensaio teórico. Sendo realizado um breve levantamento bibliográfico sobre os seguintes temas: educação, tecnologia, letramento tradicional, letramento digital, letramento digital crítico. Conclui-se que, as novas tecnologias digitais na educação promove uma maior integração de lugar e tempo, e interliga o mundo físico e o mundo digital.

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Eixo 4: A expansão desenfreada das tecnologias