Os desafios e dilemas enfrentados pela Biblioteca Eugênio Gudin/CCJE/UFRJ para adequar o acervo aos novos usuários ingressantes com deficiência visual

Autores

  • Priscila Gonçalves Soares UFRJ
  • Josiane Silva de Alcântara

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Dficiência Visual

Resumo

O presente trabalho se refere aos principais desafios enfrentados no ano 2019 de se tecer um olhar sobre a temática dos entraves enfrentados pelos alunos com deficiência visual e a utilização do acervo não acessível da Biblioteca Eugênio Gudin/CCJE/UFRJ. Neste relato de experiência foram reportados os esforços do setor de Referência/Circulação para prover o acesso a informação desse público que passou a adentrar o recinto da biblioteca no ano de 2019. No trabalho disserta-se sobre a lei 12711/ (lei de cotas) que somente em 2016 passou a contemplar em seu texto as pessoas com deficiência, e alguns esforços antigos do Ministério da Educação de propiciar o ingresso de pessoas portadoras de deficiência (PNE) no ensino superior público. Relata-se a parceria feita com o Instituto Benjamin Constant e a DIRAC/UFRJ (Divisão de Acessibilidade) no esforço de pensar nas melhores maneira deste estudante se sentir acolhido dentro do ambiente universitário, através da solicitação de um facilitador de aprendizagem e de áudio livros gravados pela equipe da biblioteca para suprir as necessidades informacionais do aluno. Além disso foram pensados a melhor maneira de prestar um atendimento digno e de qualidade para esse público de usuário.

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Eixo 2: Não devemos deixar ninguém para trás