Comportamento Informacional na mídia social Instagram: estudo de perfis do movimento negro e de seus seguidores
Palavras-chave:
Comportamento informacional. População Negra. Mídia social Instagram.Resumo
Motivadas pela afirmativa de Chimamanda Ngozi Adichie (2009), a respeito do “perigo da história única”, o presente trabalho tem por objetivo refletir, a luz da literatura e da análise do conteúdo de perfis da mídia social Instagram, o processo de necessidade, busca e uso da informação, por meio da aplicação da etnometodologia. Propõe compreender conceitualmente o comportamento informacional da comunidade negra, através do resgate histórico-social da formação desta população no Brasil e, pela análise da interação informacional em perfis, pré-selecionados (do Instagram) e, pelo engajamento de seus seguidores. Intentando expandir o campo de estudos/atuação da biblioteconomia, em contextos e espaços ‘hegemônicos’ que, ao se negligenciarem da reflexão crítica a respeito dos grupos sociais marginalizados, contribuiem para a perpetuação de tal problemática.Downloads
Edição
Seção
Eixo 2: Não devemos deixar ninguém para trás