As Tecnologias de Infomação e Comunicação como Mediadoras nas Práticas Pedagógicas da EJA para Jovens e Adultos

Autores

  • ANNA CHRISTINA CASTRO CORRÊA SAID PMV
  • Gleice Pereira UFES
  • Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez UFES
  • Rachel Cristina Mello Guimaraes UFES

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Letramento Digital, Edmodo

Resumo

A experiência deste trabalho foi realizada no laboratório de informática com alunos da EJA no horário da ACC (Atividades Curriculares Complementares), da EMEF “Juscelino Kubitscheck de Oliveira”. Este espaço da atividade curricular complementar é um momento em que os alunos complementam suas atividades curriculares. Assim, foi pensando em promover neste espaço possibilidades além do domínio do código escrito na proposta do letramento, também se apropria de recursos digitais. Então, surgiu a proposição do uso de uma prática educativa usando a metodologia ativa do Edmodo, um ambiente virtual de aprendizagem, para a realização das atividades pedagógicas tendo como resultado final uma apresentação em power point. Percebemos que as atividades propostas possibilitaram ir além do processo do domínio da leitura e da escrita, foi uma oportunidade de experienciar várias atividades realizadas com a tecnologia. Além disso, para cada atividade realizada neste processo educacional foi conquistado um empoderamento digital com o uso da tecnologia para lidar com situações do seu cotidiano, podendo iniciar um processo futuro para um impacto social na realidade desses estudantes da EJA.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 2: Não devemos deixar ninguém para trás