ACESSIBILIDADE FÍSICA EM BIBLIOTECA: desafios para a inclusão de pessoas com deficiência
Palavras-chave:
Acessibilidade física. Inclusão escolar. Pessoas com deficiênciaResumo
Esse texto aborda a acessibilidade física em biblioteca, sendo parte da pesquisa de mestrado "Acessibilidade e inclusão na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia" realizada no ano de 2017. O objetivo da pesquisa foi avaliar as condições de acessibilidade da biblioteca e contribuir para a construção de uma proposta de melhorias para o acesso de usuários com deficiência à biblioteca. Foi realizada uma pesquisa-ação com a colaboração de 3 estudantes com deficiência física, 1 com baixa visão e 8 servidores colaboradores e 1 pai de aluno com deficiência. Os dados foram obtidos por meio de observação participante, formulário de avaliação e entrevista com os estudantes. Foram identificadas diversas barreiras físicas desde o entorno da biblioteca, atingindo a entrada principal mal sinalizada, setor de atendimento com balcão muito alto, móveis que não permitem aproximação com cadeira de rodas e espaços internos sem pintura contrastante, que limitam a participação do público alvo nesse local. Estas barreiras foram tema de discussões entre os servidores colaboradores em quatro reuniões, nas quais foram elaboradas propostas de melhorias para cada barreira identificada. Embora se reconheça os esforços dedicados até o momento, a persistência de barreiras requer atenção especial de bibliotecários e gestores para as adaptações necessárias para que estes estudantes se sintam acolhidos na biblioteca e tenham condições equitativas de acesso aos conteúdos para complementação de seu aprendizado.Downloads
Edição
Seção
Eixo 2: Não devemos deixar ninguém para trás