O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO INFORMACIONAL: O CASO DA REDE DE EDUCAÇÃO ADVENTISTA DE BRASÍLIA/DF

Autores

  • Lisânia Rosa Atayde Abud UFG
  • Lais Pereira de Oliveira UFG

Palavras-chave:

Letramento informacional. Biblioteca escolar. Ensino fundamental.

Resumo

Aborda o letramento informacional na biblioteca escolar. Objetiva constatar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento do letramento informacional no ensino fundamental. A pesquisa volta-se à Rede de Educação Adventista de Brasília/DF, contemplando uma amostra de tipo conglomerado, envolvendo quatro instituições, em um total de sete. Constitui pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com coleta de dados via observação simples estruturada sustentada por checklist e análise via técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que projeto de letramento informacional baseado no estudo de Kuhlthau (2006) desenvolve-se nas bibliotecas escolares a partir de encontros semanais e principalmente com suporte de auxiliares de biblioteca. O espaço tanto interno quanto externo das bibliotecas investigadas é efetivamente utilizado nas ações, que envolvem desde contação de histórias até trabalhos manuais, produção de textos e exposições de atividades elaboradas. Conclui-se que a biblioteca escolar cumpre relevante papel no desenvolvimento do letramento informacional junto às turmas do ensino fundamental.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)