Círculo de Leitura da Biblioteca IFRJ/Campus Niterói, a partir da literatura história e cultura africana e afro-brasileira: relato de experiência de um projeto de extensão

Autores

  • Débora Elena Speranza do Nascimento IFRJ
  • Karine Borges Cariello IFRJ
  • Mariana Pacheco Pereira IFRJ

Palavras-chave:

Leitura. Cultura afro-brasileira e africana. Lei nº 10.639/03. Redução das desigualdades

Resumo

O presente relato apresenta a experiência das servidoras da Biblioteca do IFRJ/Campus Niterói no projeto de extensão: “Livros, arte, (em)canto: Círculo de Leitura da Biblioteca do IFRJ/Campus Niterói” – aprovado com recurso do IFRJ para o período de setembro/2018 a abril/2019 – contemplando iniciativas para a promoção de leitura e produção cultural (poesia, sarau, música, teatro). O ponto de partida para a elaboração do projeto foi a necessidade de disseminar a utilização de livros recentemente adquiridos pela Biblioteca, os quais abordam história e cultura africana e afro-brasileira, em atendimento às diretrizes da Lei nº 10.639/03. Foram promovidos círculos de leituras de textos selecionados em encontros extensionistas nos espaços externos e internos do IFRJ/Campus Niterói, promovendo sempre que possível, a atividades lúdicas artístico-culturais, com presença de música e performance artísticas variadas, desde leitura dramatizada até a encenação de textos com a colaboração de artistas amadores e leitores voluntários. Consideramos que este contato aproximado dos profissionais da biblioteca com os outros setores que compõem o ambiente escolar impacta positivamente nos processos de ensino-aprendizagem, na medida em que as escolas possam contar com a infraestrutura de uma biblioteca, como ambiente informacional, geridas por profissionais qualificados para o pleno desenvolvimento de coleções, pela correta guarda de materiais e eficaz disseminação das informações, contribuindo assim para uma educação de qualidade.

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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)