O uso das mídias sociais nas bibliotecas brasileiras: análise dos trabalhos apresentados no SNBU e CBBD
Palavras-chave:
Mídias sociais. Bibliotecas. Brasil. SNBU. CBBDResumo
A pesquisa investiga como as bibliotecas no Brasil estão usando as mídias sociais para interagir com os clientes e promover a visibilidade de suas ações nesses meios de comunicação. Foram analisados os trabalhos publicados em anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação de 2005 a 2012. A análise foi feita com base na natureza dos artigos (teóricos ou práticos/relatos de experiências), os processos e experiências de criação de perfis institucionais, os produtos e serviços criados a partir dessas experiências e os relatos de usos de mídias sociais com maior frequência pelas bibliotecas. Conclui-se que o tema “mídias sociais” ainda corresponde a uma pequena parcela das investigações realizadas na área, porém, vem aumentando a partir de 2009, principalmente por bibliotecas universitárias. Nos dois eventos, os blogs aparecem em primeiro lugar, seguidos pelo Twitter e Orkut como mídias mais usadas.Downloads
Edição
Seção
Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Trabalho científico