Biblioteca Volante e as práticas de leitura no Projeto Escola Zé

Autores

  • Geysa Flávia Câmara de Lima UFPB
  • Daiana Silva Amaral UFPB

Palavras-chave:

Leitura. Práticas de leitura. Biblioteca volante.

Resumo

O estudo tem como objetivo principal Analisar as práticas de leituras aplicadas com os alunos do Programa Escola Zé Peão, identificando as dificuldades de leitura dos alunos, bem como verificar a eficácia das práticas de leituras. A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativa, em função das principais características que a definem como uma forma de buscar conhecer o fenômeno no seu contexto. Foi utilizada a técnica da coleta de dados através da entrevista e do questionário. O universo da pesquisa constituiu-se de 27 alunos operários matriculados, sendo que desses apenas 18 atendem ao objetivo dessa pesquisa, pois os demais não possuem o nível de compreensão necessária para desenvolver práticas de leitura. Esta pesquisa mostrou que diante da realidade dos alunos-operários obtivemos um retorno satisfatório no que tange as práticas de leitura realizadas por eles que percebem nela um meio para se obter melhores oportunidades. Porém, Apesar de perceptível a valorização da leitura pela maioria dos participantes, apenas palavras de apoio, oferta de suportes à prática de leitura não são suficientes para a construção de hábitos de leitura e para a diminuição das atitudes negativas acerca da leitura.

Downloads

Edição

Seção

Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Trabalho científico