Biblioteca Universitária e sanção por atraso na devolução de documentos: punir ou educar: qual é o projeto?

Autores

  • Silvio Marcos Dias Santos UFTM
  • Mariana Gomes Lopes UFTM
  • Giovanna Magnani Prado Giuseppetti UFTM
  • Paula Cristina Borges Curado UFTM
  • Olivia Maria Sauma Borges UFTM

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária. Sanções. Suspensão em Bibliotecas Universitárias. Multa em Bibliotecas Universitárias. Formação Profissional.

Resumo

O estudo aborda sobre as sanções aplicadas em bibliotecas para punir usuários que atrasam na devolução de documentos. Enfoca especificamente as bibliotecas das universidades públicas federais brasileiras. Identifica as formas de sanção recorrentes descrevendo e analisando como essas se processam nas diferentes bibliotecas. Pretende dar um tratamento inicial ao tema, refletindo a realidade dos profissionais bibliotecários quanto à carência de empenho para formação continuada e a formação de competências para o desenvolvimento de reflexões críticas, capazes de elaborar programas educativos que envolvam a comunidade. A partir de uma pesquisa descritiva e exploratória, reflete o papel das bibliotecas, estabelecendo um paralelo entre punição e educação. Considera a biblioteca universitária como um elemento essencial para o credenciamento das universidades públicas, evidenciando o seu papel na formação de futuros profissionais não apenas no âmbito do desenvolvimento acadêmico e da pesquisa, mas também no desenvolvimento ético e social de seus usuários. Como resultado do estudo, verificou-se que os instrumentos normativos elaborados pelas bibliotecas universitárias, nem sempre apresentam textos suficientemente claros; que utilizam a suspensão e a multa como ferramenta predominante de sanção e que não evidenciam a prática da sanção como parte de programas educativos para a formação da cidadania, limitando à punição a um ato mecânico de coação aos usuários impontuais.

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Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Trabalho científico