Avaliação das unidades informacionais para incremento da qualidade dos serviços prestados: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis para o desenvolvimento de um Plano de Ação para a Biblioteca Dr. Hercílio Luz

Autores

  • Augiza Karla Boso IFSC
  • Elaine Santos da Silva IFSC
  • Rose Mari Lobo Goulart IFSC

Palavras-chave:

Avaliação da Biblioteca. Avaliação dos serviços de informação. Biblioteca Dr. Hercílio Luz.

Resumo

A avaliação sistemática nas unidades de informação faz-se necessário para o incremento da qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, a Biblioteca Dr. Hercílio Luz desenvolveu uma pesquisa com o objetivo geral de apresentar um plano de ação para incrementar o nível de satisfação do usuário da Biblioteca Dr. Hercílio Luz do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis em relação aos serviços prestados e como objetivos específicos teve: identificar o perfil do usuário e descrever a frequência do mesmo na biblioteca; verificar a qualidade do atendimento; verificar as instalações (ambiente físico e mobiliário) e o acervo; verificar os equipamentos disponíveis para pesquisa e o sistema de pesquisa e empréstimo (Sophia). A metodologia utilizada foi em forma de estudo de usuário, de cunha qualitativo, utilizando o método indireto através da técnica do questionário. A população da pesquisa foi constituída dos usuários reais da biblioteca que é de cinco mil usuários e a amostragem real foi de 372 usuários. Conclui-se que esta pesquisa atingiu seus objetivos, tendo em vista que apresentou o plano de ação para incrementar o nível de satisfação do usuário em relação aos serviços prestados, e faz-se necessário que a Direção do Campus Florianópolis atue em conjunto com a Biblioteca para que esta possa dar maiores possibilidades de satisfação ao usuário.

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Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Trabalho científico