Análise do processo de elaboração e implementação do novo Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave:
Biblioteca Universitária. Sistema de bibliotecas - UFPB. Regimento Interno.Resumo
Analisa o processo de elaboração e implementação do Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba, aprovado em 2009. A abordagem metodológica consistiu em um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo com base numa amostra não probabilística e intencional, constituída de dezessete gestores do Sistema. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por intermédio de entrevistas estruturadas e pela análise documental. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados alertam para a necessidade de criação de um contexto adequado para a gestão do conhecimento, principalmente por meio de um reexame na estrutura organizacional, de forma que esta venha a fomentar iniciativas de caráter integrado e sistêmico que estimulem a participação e o comprometimento dos sujeitos envolvidos nas atividades do sistema. Dentre as diretrizes organizacionais necessárias para mitigar as barreiras que dificultam a implementação do Regimento Interno, propõe: institucionalização de espaços de participação no processo de tomada de decisões; desenvolvimento de um plano sistemático e integrado de aperfeiçoamento do sistema de comunicação; redimensionamento do quadro funcional; contratação de pessoal; investimento no preparo dos ocupantes dos cargos gerenciais; criação de uma assessoria intermediária, ligada à direção do Sistema, com atuação específica para a coordenação técnica e supervisão das Bibliotecas Setoriais; implementação de gratificação para os responsáveis pelas Bibliotecas Setoriais; desenvolvimento de estudos visando à melhoria contínua dos processos administrativos; e criação de um programa de endomarketing.Downloads
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Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Trabalho científico