O impacto do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) na Biblioteca da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Autores

  • Maira Silveira de Almeida UFTM
  • Rachel Inês da Silva UFTM

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

Resumo

O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, como ação do governo, no intuito de remodelar as universidades federias brasileiras e democratizar o acesso ao ensino público, repercutiu diretamente na vida acadêmica, na estrutura e nos setores administrativos das instituições que aderiram ao projeto. O presente trabalho, resulta da pesquisa realizada na Biblioteca da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, tendo este setor como objeto de estudo. Os resultados da implantação do programa indicam um crescimento sem precedentes, os dados quantitativos apontam um aumento nos indicadores estatísticos que envolvem acervo, força de trabalho e serviços prestados. O impacto transformador foi notoriamente observado no que diz respeito às inovações no setor. Há pontos que exigem atenção, como o compromisso com a garantia da democratização do ensino, firmada com a adesão ao Reuni, desde que assegurada a qualidade do ensino oferecido. Essa mencionada qualidade, envolve não só a qualificação docente, mas o oferecimento de uma infraestrutura adequada para que se possam oferecer serviços de qualidade como os de informação prestados pela Biblioteca em uma Universidade.

Downloads

Edição

Seção

Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Relato de Experiência