Marketing e promoção na Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos-USP

Autores

  • Luiza de Menezes Romanetto USP e UFSCar
  • Flávia Helena Cassin EESC-USP
  • Rosana Alvarez Paschoalino EESC-USP
  • Paulo Aparecido Rodrigues da Silva USP

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Planejamento. Marketing e promoção dos serviços.

Resumo

Este trabalho apresenta o plano de marketing e promoção, implantado na Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Com base nos dados do Anuário estatístico USP dos últimos cinco anos, o projeto permitiu verificar o desempenho dos serviços mais utilizados na Biblioteca. Essa iniciativa aponta para a avaliação dos produtos e serviços já existentes, visando o aumento da qualidade e maior visibilidade da unidade, assim como promover a inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços. As atividades foram estabelecidas, primeiramente, com a análise dos ambientes internos e externos da Biblioteca, com a identificação dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças de mercado (SWOT) e com o mapeamento dos serviços oferecidos pela Biblioteca por categoria de usuário. Como resultados, foram disponibilizados tutoriais na homepage e elaborados cadernos para os docentes, afim de, contribuir para o uso de determinadas ferramentas. Diante dos recursos e de sua especialidade em Engenharia e Arquitetura, adicionalmente, o projeto permitiu a equipe gestora da unidade, identificar as necessidades e as possibilidades de planejar novos produtos e serviços, que atinjam aos usuários reais e potenciais. As atividades desenvolvidas apresentam ainda, a importância da avaliação e planejamento em Bibliotecas no contexto de marketing, para dar subsídios e traçar metas, buscando inovar diante da necessidade e do comportamento informacional de seus usuários.

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Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Relato de Experiência