Educar para preservar: o lúdico como estratégia de conscientização no processo de preservação da memória documental

Autores

  • Rosecleide da Rocha Gomes BPE - SEE
  • Hélio Monteiro Junior CEHOPE
  • Andréa Batista de Souza BPE - SEE
  • Simone Maria Xavier Batista UFPE
  • Benedito José Saturnino de Araújo BERSATO

Palavras-chave:

Conservação documental, Ludicidade, Memória, Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Resumo

Aborda a implementação de uma campanha educativa, através da parceria da Bersato Produtora Cultural e a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, a qual proporciona a conscientização, através de recursos lúdicos, da importância da preservação dos acervos e, consequentemente, da memória documental. Descreve os aspectos metodológicos do projeto “Educar para Conservar”, levando em consideração as ações pró-ativas em bibliotecas públicas de três municípios de Pernambuco (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes). Suscita a possibilidade de transformar os participantes do projeto, alunos e professores da rede pública de ensino municipal e usuários das bibliotecas, em agentes multiplicadores das informações apresentadas. Enfatiza que o processo de aprendizagem, além de conscientizador, é um momento de poesia e mágica de transformação.

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Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade - Relato de Experiência