Reflexões sobre o usuário de informação na \"sociedade da informação\"

Autores

  • Roberta Cristina Barboza Galdencio UFRJ
  • Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima UFF

Palavras-chave:

Usuário. Informação. Sociedade da informação. Profissional da informação. Capitalismo.

Resumo

Reflete sobre a necessidade de informação que a sociedade ocidental possui proveniente das relações comerciais advindas desde o Mercantilismo, culminando com o Capitalismo. Demonstra como a informação se tornou vital para as relações comerciais estabelecidas por essa ordem econômica. Medita teoricamente sobre as práticas profissionais e quais influências essas sofrem se não houver uma reflexão crítica da realidade. Pensa sobre a Sociedade da Informação e a visão mercadológica que a informação e o usuário tomaram no cenário informacional contemporâneo. Questiona como os profissionais da informação se posicionam diante das políticas públicas implantadas. Pondera que o fortalecimento do escopo teórico da Biblioteconomia e da Ciência da Informação em um esforço conjunto com a técnica possibilitaria uma visão crítica sobre os discursos instituídos nas suas atividades. Defende a função social do profissional da informação e o usuário como ser social e leitor. Compila uma revisão bibliográfica não exaustiva do objeto de estudo em questão.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico