Necessidades informacionais dos servidores da Biblioteca Nilo Peçanha do IFPB, campus João Pessoa: buscando competências

Autores

  • Lucrécia Camilo de Lima IFPB
  • Ivanise Andrade Melo de Almeida IFPB

Palavras-chave:

Servidores de bibliotecas. Bibliotecários. Necessidades profissionais. Competências. Biblioteca Nilo Peçanha.

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com os servidores da Biblioteca Nilo Peçanha (BNP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba ( IFPB ), campus João Pessoa. Tem como objetivo principal conhecer as necessidades informacionais e profissionais desses servidores, originadas a partir das atividades exercidas pelo pesquisado no seu habitat de trabalho. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, a técnica utilizada - questionário com questões de cunho objetivo e subjetivo. A maioria dos entrevistados apresentou necessidades profissionais/informacionais. Dentre as necessidades a mais demandada foi: saber usar as novas tecnologias da informação em diversos suportes/formatos. A finalidade desse estudo é identificar carências profissionais dos servidores avaliados, e, a partir dessa investigação procurar preencher as lacunas existentes com reciclagem, capacitação / treinamento para que esses servidores tenham um melhor desempenho e que a BNP ofereça aos seus usuários serviços com qualidade e eficiência.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico