Marketing pessoal como competência em informação dos bibliotecários do SISTEMOTECA da Universidade Federal da Paraíba - Campus I

Autores

  • Maria Meriane Vieira Rocha UFPB
  • Francinice Holanda Rodrigues Fernandes UFPB
  • Angélica Clementino Simões UFPB

Palavras-chave:

Marketing Pessoal. Profissional Bibliotecário. Competências do Profissional Bibliotecário.

Resumo

Apresenta o marketing pessoal como uma ferramenta indispensável para a promoção do profissional bibliotecário. Contextualiza a imagem do bibliotecário como também o seu estereótipo, do conceito e do imaginário desse profissional na sociedade como uma importante variável a ser considerada pela elaboração de um plano de marketing pessoal bem sucedido. Destaca-se o perfil e as competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. Realizou-se um estudo exploratório, de caráter qualiquantitativo com os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba - SISTEMOTECA - Campus I, verificou-se estes utilizam as técnicas de marketing pessoal com o intuito de promover suas competências e habilidades no ambiente que atuam. Conclui que os bibliotecários, embora reconheçam o marketing pessoal como uma ferramenta que deve ser utilizada não só no inicio, mas também no decorrer da carreira; que se preocupam com os aspectos de relacionamentos e agrega a isto, a educação continuada, embora não percebam participação em eventos como uma pratica necessária para o aperfeiçoamento no fazer bibliotecários. Recomenda a implantação de um Plano de Marketing com estratégicas que propiciem a divulgação dos serviços oferecidos por esses profissionais para com a comunidade acadêmica. Sugeri-se um aprofundamento das questões abordadas no estudo, como o incentivo da Universidade e da Diretoria da Biblioteca, para a participação dos bibliotecários em eventos e treinamentos para promover esse bibliotecário no meio acadêmico e aprimorar ações rotineiras, que podem contribuir para o marketing pessoal da categoria.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico