Interdisciplinaridade e complexidade na Ciência da Informação: análise de possíveis contextos de formação e exercício profissional

Autores

  • Marivalde Moacir Francelin USP

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Complexidade. Ciência da informação. Profissional da informação.

Resumo

Analisa a relação entre interdisciplinaridade e complexidade na Ciência da Informação como contextos de formação e exercício profissional. Utiliza o método exploratório, com base em revisão bibliográfica. A visão limitada ao campo interdisciplinar é o problema de partida. Levanta a hipótese de que a interdisciplinaridade não pode ser considerada um paradigma na perspectiva da complexidade, mas um de seus elementos constitutivos. Relaciona o debate epistemológico sobre o conhecimento científico e o conhecimento do senso comum à questão disciplinar. Conclui que o “paradigma da complexidade” agrega ciência, sociedade e ambiente em uma ordem natural e real que precisa ser discutida no universo teórico e prático da informação.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico