GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA ADMINISTRATIVA

Autores

  • Williana Carla Silva Alves UFRPE
  • Ana Catarina Macêdo UFRPE

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Gestão da qualidade. Qualidade – serviços.

Resumo

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) implantou em agosto de 2006, no Sertão do Estado, a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Com a unidade, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento da região, a Universidade passou a atender a demanda de conhecimento e trabalho dos municípios ao redor. É nesse contexto que nasce a Biblioteca Setorial da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, onde nosso estudo foi realizado. Este trabalho tem por finalidade identificar de que maneira a Gestão do Conhecimento (GC) é utilizada como ferramenta administrativa. Buscou-se também identificar o perfil dos servidores, além de apresentar os conceitos e temas relacionados à GC. A pesquisa ainda possibilitou diagnosticar a gestão do conhecimento na biblioteca, identificar as falhas e apresentar algumas das necessidades e anseios dos servidores do setor. Apresentou-se a necessidade da criação de mecanismos que suportem e assegure às organizações públicas a existência do ciclo de conversão de conhecimento.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico