Ensino, Pesquisa e Extensão em Organização do Conhecimento: uma proposta integrada para a formação de alunos de biblioteconomia por meio da educação tutorial na UNIRIO.

Autores

  • Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda CRB-7
  • João Paulo Borges Paranhos UNIRIO
  • Luiz Diogo Delfino Sousa UNIRIO
  • Thayron Rodrigues Rangel UNIRIO

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento. Ensino. Pesquisa. Extensão. Biblioteconomia.

Resumo

Aborda o engajamento e desenvolvimento acadêmico de alunos de graduação em Biblioteconomia da UNIRIO por meio de metodologias participativas na solução de problemas de organização do conhecimento identificados em projetos de extensão em bibliotecas destinadas às comunidades desfavorecidas, permitindo a criação de um espaço democrático de interlocução entre alunos, professores e comunidades, objetivando a localização, acesso, circulação e disseminação da informação para contribuir na construção da cidadania, visando salvaguardar e disponibilizar os acervos das respectivas bibliotecas, propiciando uma ampla e permanente busca do conhecimento visando promovê-lo “extramuros”. Alguns problemas foram discutidos e resolvidos em sala de aula e outros tiveram soluções propostas a partir de projetos de pesquisa desenvolvidos acerca da representação do conhecimento em religiões de matrizes africanas; da preservação da memória do samba carioca e da organização do conhecimento em ambientes virtuais, criados em virtude de problemas encontrados no tratamento e na recuperação da informação em bibliotecas que lidam com questões afrodescendentes e científicas em ambiente web. Conclui que ao iniciarmos os alunos nas atividades integradas de ensino/pesquisa/extensão, melhoramos as estratégias e metodologias de ensino e a aprendizagem, solucionamos problemas inerentes à representação e recuperação da informação e integramos os alunos da graduação com os da pós-graduação.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico