Comportamento informacional de leitores de histórias em quadrinhos: reflexões iniciais

Autores

  • Ana Paula Matos Bazílio UFF
  • Maria Jaciara de Azeredo Oliveira UFF
  • Nanci Gonçalves da Nóbrega UFF

Palavras-chave:

Comportamento informacional. Estudos de usuários. Histórias em quadrinhos.

Resumo

O trabalho representa um fragmento da pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade Federal Fluminense. Pretende refletir sobre os interesses dos leitores de histórias em quadrinhos buscando subsídios em pesquisa de campo, nos estudos de usuários e de comportamento informacional. O que motiva um leitor de quadrinhos a buscar informação? Que caminhos ele percorre? Como definir este tipo de leitor? Tais questões permeiam nossas reflexões e nos convidam a pensar sobre a importância do desenvolvimento de coleções de quadrinhos nos espaços informacionais, nosso real objeto de pesquisa de Mestrado. Pesquisa de cunho qualitativo e exploratório cujas estratégias metodológicas utilizadas foram a observação direta nos espaços informacionais e a coleta de dados obtida por meio de entrevistas individuais feitas através de questionário semi-estruturado, combinando perguntas abertas e fechadas. A partir de busca no campo teórico utiliza o Modelo de Wilson revisado (1997) juntamente com as categorias de usuários descritas por Vergueiro (2005) como base para a elaboração de um modelo que se aplique aos usuários de HQs. Destaca como resultados os diferentes níveis de satisfação do usuário de acordo com o seu perfil em contextos informacionais diversos. E por fim aponta o prazer da leitura e a relação de afeto entre o leitor e as HQs como fatores a se considerar no desenvolvimento do trabalho nas unidades de informação.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico