Competência em informação e inclusão digital: interseções conceituais

Autores

  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos UFPB
  • Isa Maria Freire UFPB
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto SAPIC

Palavras-chave:

Competência em informação. Inclusão digital. Projeto Um Computador por Aluno.

Resumo

Investiga as relações conceituais entre as temáticas inclusão digital e competência em informação, com lócus operacional da pesquisa o Projeto Um Computador Por Aluno (PROUCA) no Estado do Ceará. Baseia-se nos estudos desenvolvidos no âmbito da Ciência da Informação e suas pesquisas sobre a contemporânea sociedade da informação, caracterizada pela presença marcante das tecnologias digitais da informação e comunicação, resultando numa sociedade em rede, que pode ser tanto includente como excludente. O acesso às tecnologias pode desenvolver nos indivíduos competência ligadas à capacidade técnica de manejar essa tecnologia, bem como capacidade de integrar a tecnologia aos afazeres cotidianos. Para haver a inclusão digital, é necessário o desenvolvimento de competência em informação, relativas ao manuseio dos diversos recursos e tecnologias informacionais, conhecimentos sobre as diversas fontes de informação existentes, reconhecimento de necessidades informacionais e saber acessar, avaliar e apropriar as informações recuperadas.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico