Bibliotecário de referência: competência e ética

Autores

  • Eliéte Ribeiro Almeida UFES
  • Ilane Coutinho Duarte Lima UFES

Palavras-chave:

Bibliotecário de Referência, Serviço de Referência, Ética, Habilidades técnicas, Habilidades humanas.

Resumo

Apresenta a questão das habilidades técnicas do profissional bibliotecário e a crescente necessidade de atualização, com vistas a atender um mercado que exige profissionais pró-ativos e com habilidades pessoais para relacionar-se no ambiente de trabalho. Aborda a ética no campo da biblioteconomia e na atuação do bibliotecário de referência, uma vez que esse mantém um contato mais pessoal com os usuários e dessa forma valorizar as relações interpessoais no ambiente da biblioteca. Quanto ao objetivo, visa refletir a cerca das habilidades do bibliotecário de referência para relacionar-se no meio profissional, frente as suas competências técnicas e humanas. Busca-se compreender o sentido da ética no âmbito profissional do ambiente da biblioteca, a partir de uma abordagem que focaliza a biblioteca como um ambiente de relações pessoais. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, tendo por base pesquisa bibliográfica e revisão de literatura sobre ética e competências do profissional bibliotecário. Conclui-se, que o bibliotecário deve tratar a informação de forma ética, bem como o usuário; deve procurar conhecer suas necessidades e oferecer serviços mais satisfatórios; além de buscar o aprimoramento pessoal, melhorar suas competências e suas técnicas, relacionar-se amigavelmente com seus colegas de trabalho e com os membros de sua categoria profissional, visando uma maior integração.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico