Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: delineando parâmetros para uma avaliação

Autores

  • Rodrigo Aquino de Carvalho FURG
  • Francieli Ariane Lehnen Muck FURG
  • Sabrina Simões Correa FURG

Palavras-chave:

Bacharelado em Biblioteconomia da FURG. Avaliação de curso de graduação. Ensino Superior.

Resumo

A avaliação contínua é indispensável para aferir qualidade aos processos de formação desenvolvidos no âmbito de Instituições de Ensino Superior - IES. O tema do trabalho é a identificação de critérios para avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo geral é delinear parâmetros para a avaliação do curso. Os objetivos específicos são: levantar informações de aspectos acadêmicos e estruturais da trajetória do curso; e identificar metodologias e/ou critérios de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A pesquisa é classificada como exploratória, utilizando os métodos documental e bibliográfico para levantamento dos dados. O levantamento de informações sobre o curso mostrou que quatro currículos diferentes formam sua trajetória pedagógica, sendo que o penúltimo entrou em vigor em 2000 e o atual em 2007. Foram formados 611 bacharéis em biblioteconomia entre os anos 1977 e 2012. O instrumento de avaliação externa do SINAES oferece subsídios para o delineamento dos critérios buscados nesta pesquisa, apresentando indicadores em três vertentes: organização didático-pedagógica, corpo docente, discente e técnico-administrativo e instalações físicas. Conclui-se que os instrumentos de coleta de dados, para o andamento da pesquisa da qual esse trabalho faz parte, deverão levar em consideração os dois últimos e distintos currículos do curso, pois a avaliação proposta enfocará o período de 2003 a 2011. Os critérios do SINAES não levam em conta o egresso e o mercado de trabalho, mas entende-se que esses itens devem ser considerados nesta pesquisa.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico