A Informação no MERCOSUL: análise do termo na legislação educacional

Autores

  • Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro UFMA
  • Silvana Maria de Jesus Vetter UFMA
  • Valdirene Pereira da Conceição UFMA

Palavras-chave:

Informação. MERCOSUL. Lei Educacional.

Resumo

Estudo do termo informação na legislação educacional dos países membro do MERCOSUL. A partir do mapeamento desse termo, na literatura de Cunha; Cavalcanti, (2008); Le Coadic (2004); Davenport, (1998) e Urdaneta (1992), objetiva analisar o significado da palavra informação na legislação educacional dos países que formam MERCOSUL. Como forma de materializar seu objetivo, faz uso da pesquisa de natureza descritiva, adotando como técnica a análise de conteúdo, seguindo o critério semântico proposto por Bardin (2009). Demonstra que a legislação Argentina e Uruguaia refere-se à informação em quantidade superior (19 e 12, respectivamente) em relação ao Brasil e Paraguai (com 3 e 4 ocorrências). Conclui que, embora o Brasil e a Argentina possuam maior tradição na área científica e tecnológica, o Brasil, juntamente com o Paraguai, ainda estão dando os primeiros passos no que se refere à informação como base do conhecimento. De lado oposto, a Argentina e o Uruguai apresentam avanços quando pensam em dotar de informação, o educando, tornando-o capaz de assimilar, interpretar, compreender e desenvolver a sociedade inteligente.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico