A formação do bibliotecário como agente social na construção de uma identidade eco-cidadã.

Autores

  • Suzete Moeda Mattos UNIRIO
  • Sandra Borges Badini Borges Badini UFF

Palavras-chave:

Formação profissional do bibliotecário. Educação ambiental.

Resumo

No Brasil, a implementação de políticas sociais e ambientais é muito recente e ainda se baseiam em paradigmas ultrapassados da cultura brasileira sobre o assunto. As Bibliotecas no país têm lidado com a educação de modo independente às questões políticas, ideológicas, sociais e ambientais, tão evidente em seus objetivos intrínsecos, priorizando questões puramente técnicas. O presente estudo tem como objeto a formação do bibliotecário a partir de seu papel pedagógico e de agente social e da consequente conscientização da sua atuação nestas questões. Para tal, as diretrizes curriculares publicadas pelo MEC e as estruturas curriculares dos Cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais serão utilizadas como fontes. O estudo será delimitado a partir dos anos de 1980 até os dias de hoje. A metodologia utilizada será de análise de conteúdo seguida de uma pesquisa de campo junto aos alunos de final de curso de duas universidades federais. Como método de análise será utilizado à lógica dos conjuntos Fuzzy. As bases teóricas utilizadas foram os pensamentos de Paulo Freire, Martin Bubber, Moacyr Gadotti, Hijuchi e Azevedo.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico