A atuação dos bibliotecários do Instituto Federal de São Paulo: uma perspectiva sociocognitiva do fazer profissional

Autores

  • Cintia Almeida da Silva Santos IFSP
  • Vera Regina Casari Boccato UFSCar
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann UFSCar

Palavras-chave:

1. Bibliotecário – Atuação. 2. Ciência Tecnologia e Sociedade. 3. Ciência da Informação. 4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São

Resumo

Analisa-se a percepção que os bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo possuem sobre as bibliotecas em que atuam e sobre as perspectivas futuras de suas atuações profissionais. A metodologia qualitativa – sociocogntiva compõe o arcabouço metodológico do estudo que tem por universo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, representado por três bibliotecas dos campi São Paulo, Guarulhos e Salto, com o uso de questionário e do Protocolo Verbal na modalidade em Grupo como instrumentos de coletas de dados. Como resultados, apontam-se: a necessidade de estruturação sistêmica das bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo. Conclui-se que as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo são singulares e encontram-se em fase inicial de formação, exigindo de seus profissionais esforços para a consolidação de políticas e diretrizes para nortear e solidificar estas bibliotecas que se apresentam como organismos propícios para explorações científicas e fazeres prático-profissionais a partir do contexto sociocognitivo de bibliotecários e de seu ambiente sócio-organizacional.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico