A aprendizagem continuada de bibliotecários que atuam no estado do Piauí: reflexões sobre um processo em construção

Autores

  • Francisca Das Chagas Viana UESPI
  • Franceli Mariano de Moura UESPI
  • Denizete Lima de Mesquita SESC
  • Maria Auzenir dos Santos Sousa FAEPI

Palavras-chave:

Aprendizagem continuada. Formação continuada. Bibliotecários – Piauí.

Resumo

Analisa o processo de aprendizagem continuada dos bibliotecários que atuam no Estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde a população pesquisada foi a de bibliotecários que atuam no Estado e estão registrados no Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB 3.Foram enviados 92 questionários via correio eletrônico para profissionais atuantes em 10 municípios piauienses, sendo devolvidos 22 questionários respondidos. Os resultados revelaram que há mais profissionais trabalhando em bibliotecas universitárias na capital, sendo alguns deles originados de outros estados, a explicação para esse fato é a de que o início da graduação em biblioteconomia no Piauí datar de 2003. Sobre os cursos realizados por eles há presença das modalidades de Educação a distância (EAD) e presencial. Entre os benefícios da formação continuada os ganhos profissionais foram citados em maior escala: melhor desempenho profissional e inserção e permanência no mercado de trabalho, sendo poucas as falas que denotaram os ganhos pessoais. Os fatores que influenciam na efetivação desse processo são para os pesquisados: inexistência de cursos de pós-graduação, cursos e treinamentos, custos dos cursos em EAD e dificuldades financeiras. A maioria considera que a responsabilidade pela formação continuada deve ser compartilhada. Entende-se a partir desse estudo que o processo de aprendizagem está ocorrendo ainda de forma tímida dadas algumas dificuldades, que podem ser sanadas com parcerias entre profissionais, Associação dos Bibliotecários do Piauí - ABEPI e os Conselhos no fomento de cursos diversos e eventos científicos na modalidades presencial e a distância em áreas de interesse desse público.

Downloads

Edição

Seção

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Trabalho científico