Centro de Recursos Informacionais para Pesquisa e Ensino: um laboratório para a formação do profissional da informação

Autores

  • Cintia Braga Ferreira Pinheiro FFCLRP/USP
  • Sumeire Tamiko Takahashi de Oliveira FFCLRP/USP
  • Cláudio Marcondes Castro Filho FFCLRP/USP

Palavras-chave:

Formação do profissional da informação. Laboratório didático. CRAI. CRIPE.

Resumo

Os espaços-laboratórios instalados dentro das instituições de ensino de Biblioteconomia/Ciência da Informação e Gestão da Informação integrados às diretrizes curriculares de seus cursos é apoio fundamental para a formação do profissional da informação. Nesse sentido apresentamos um modelo baseado nos Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) como alternativa de suporte ao ensino e aprendizagem. O Centro de Recursos Informacionais para Pesquisa e Ensino (CRIPE) está vinculado ao curso de Ciências da Informação e da Documentação da FFCLRP/USP e oferece apoio às atividades docentes e discentes, criando um novo espaço de produtos e serviços que apresenta à comunidade acadêmica uma nova visão de uma unidade informacional. Tendo como principal objetivo criar um centro de serviços acadêmicos implicado permanentemente em dar suporte à inovação educativa, em empenhar o discente para que aprenda a aprender, elaborar pesquisas bibliográficas e promover a interação entre o bibliotecário, professor e aluno. Nesse aspecto o CRIPE implica na percepção dos impactos do meio-ambiente na formação do profissional da informação contemporâneo, particularmente a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nesse ambiente. Ressalta-se, portanto, a importância do CRIPE como laboratório para as práticas do profissional da informação como espaço complementar de apoio acadêmico para o ensino, pesquisa e extensão.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Relato de Experiência