MARKETING DE RELACIONAMENTO E WEBMARKETING EM UNIDADE DE INFORMAÇÃO: o caso de uma biblioteca universitária

Autores

  • Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade UFPB
  • Alzira Karla Araújo da Silva UFPB
  • Janiele Lopes dos Santos UFPB
  • Fabíola Mota de Moraes UFPB

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento. Webmarketing. Estudo de caso. Biblioteca Central da UFPB.

Resumo

O marketing é uma estratégia de gestão que identifica necessidades, expectativas e desejos dos usuários por meio dos processos de análise, planejamento, implementação e controle de programas. O marketing de relacionamento e o webmarketing destacam-se entre os estilos de marketing que podem ser utilizados em ações empreendedoras nas unidades de informação. O presente estudo objetivou entender como o marketing de relacionamento e o webmarketing são utilizados por uma biblioteca universitária. Metodologicamente a pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, onde utilizou o método de estudo de caso, uma vez que o campo é a Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para análise dos dados utilizou-se da análise documental, compreendida pela identificação, verificação e apreciação de documentos para determinado fim. Conclui-se que o marketing de relacionamento permite maior interação entre a biblioteca universitária e o usuário e que o webmarketing aprimora essa relação, fazendo com que a biblioteca identifique de forma personalizada as suas preferências e necessidades, promovendo comunicação e uma relação de confiança, comprometimento, parceria e satisfação.

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Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação - Pôster