Uso do Compendium para mapear o conhecimento dos alunos das disciplinas fundamentais do curso de Biblioteconomia
Palavras-chave:
Cartografia Cognitiva. Compendium. BiblioteconomiaResumo
Os mapas visuais de conhecimento são uma ferramenta significativa para uso no aprendizado e tem como característica considerar os aspectos cognitivos de seus usuários, levando em conta a teoria da Psicologia Cognitiva. Esse trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo mapear os conhecimentos dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFAL que cursam disciplinas básicas, denominadas disciplinas do núcleo duro da área. Para tal, foi selecionada como amostra os dois monitores das disciplinas de Representação Descritiva I e II e a Temática I e II; a ferramenta utilizada foi o software Compendium. Para a construção do mapa de cada monitor foram dispostos temas das disciplinas, tais como indexação e resumo. Os resultados demonstram que os alunos, mesmo tendo cursado com êxito essas disciplinas, tiveram mapas diferentes, e que um sobressaiu mais que o outro. Mapear antecipadamente o conhecimento cognitivo dos alunos é essencial para usar uma metodologia mais adequada para o aprendizado, e o Compendium é uma ferramenta que deve ser aproveitada para mapear os conhecimentos dos alunosDownloads
Edição
Seção
Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico