Representação da Informação no contexto patrimonial das Fazendas Históricas: indicações gerais para construção de linguagens
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural. Fazendas Históricas. Organização do Conhecimento. Recuperação da Informação.Resumo
Este trabalho apresenta estudos realizados referentes à organização do conhecimento no contexto de fazendas históricas do interior paulista. Fundamentado em um projeto de iniciação cientifica financiada pela agência de fomento FAPESP, tem como objetivo principal de delimitar encaminhamentos metodológicos para construção de uma linguagem de representação do patrimônio material e imaterial das fazendas históricas, com o propósito de servir como conteúdo de apoio ao cadastro de itens no sistema Memória Virtual Rural (MVR) a partir do Padrão de Descrição da Informação (PDI) Tanto o MVR como o PDI estão sendo desenvolvidos no âmbito de um projeto de política públicas. Não se objetiva desenvolver um instrumento de linguagem finalizado e sim delimitar encaminhamentos possíveis (ou não) para o domínio das fazendas, apresentando estruturas iniciais que possam servir a uma construção mais complexa e completa de um vocabulário representativo para este ambiente. Metodologicamente desenvolveu-se pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas com os pesquisadores interdisciplinares envolvidos no Projeto para a obtenção de conceitos e a elaboração geral de elaboração de mapas conceituais. Os conceitos servirão como garantia para delimitação de categorizações, e serão também abarcados a partir das teorias da linguagem documentária. Como resultado final, sugere-se o uso de mapas conceituais e a linguagem dos especialistas como um possível encaminhamento para delimitação de uma linguagem representativa relacionada ao patrimônio material e imaterial das fazendas de café do estado de São Paulo que sirva de apoio para as atividades de registro deste patrimônio em campo específico do PDI previsto no MVR.Downloads
Edição
Seção
Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico