Redes sociais: a percepção do uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias

Autores

  • Ana Catarina Cortêz Araújo Catarina Cortêz de Araújo IESF
  • Ana Paula Soares IESF
  • Rodrigo Pereira IESFUNLEC

Palavras-chave:

Redes Sociais. Facebook. Ensino e Aprendizagem. Educação

Resumo

Trabalho de conteúdo exploratório visando apresentar qual a percepção dos docentes do programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias acerca do uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem. A abordagem utilizada considera as contribuições de Yamashita, Casares e Valencia (2011) os quais caracterizam o Facebook como um website voltado para o público universitário norte-americano. Estudos de Nascimento Junior, Pimentel e Dotta (2011), Fumian e Rodrigues (2012), Patrício e Gonçalves (2010) que apontam para o potencial educativo do Facebook. A metodologia empregada na pesquisa recorreu a revisão de literatura e procurou apresentar o estado-da-arte em relação à temática do Facebook em ambientes de ensino e aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo com abordagem exploratória quantitativa e qualitativa para levantamento e análise dos dados. A correspondente avaliação ocorreu por meio de um questionário padronizado com respostas fechadas e abertas, online, utilizando como ferramenta o SurveyMonkey encaminhado por e-mail para os docentes do programa Pós Graduação. O questionário esteve ativo no período de 31 de janeiro à 20 de fevereiro de 2013. De acordo com os resultados apresentados percebe-se o quanto o Facebook está presente na vida dos professores. E esses, independente da idade que apresentam, se mostram favoráveis a possibilidades de criação de um espaço colaborativo de ensino e aprendizagem mediado pelo Facebook.

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Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico