Proposta de uma política de formação e desenvolvimento de coleções: Biblioteca do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis.

Autores

  • Cássia Nogueira Santos IFRJ
  • Cintia Luciano de Paiva IFRJ
  • Daniele Achilles UNIRIO
  • Lelia Mara Alves FBN
  • Tamara Luciano de Paiva RECORD

Palavras-chave:

Formação e Desenvolvimento de Coleções – política. Instituto Federal do Rio de Janeiro – missão e objetivos. Biblioteca IFRJ – Campus Nilópolis.

Resumo

Revisa a literatura na área de formação e desenvolvimento de coleções. Apresenta o histórico e missão da instituição IFRJ. Discute a elaboração de uma política de Formação e Desenvolvimento de Coleções (FDC) para a Biblioteca do IFRJ – Campus Nilópolis. Baseia o estudo na elaboração dessa política. Arrola as fases do processo de Desenvolvimento de Coleções. Propõe uma comissão de desenvolvimento de coleções para atendimento das reais necessidades de seus usuários. Norteia a pesquisa através da observação participativa, a aplicação de um questionário aberto, respondido pelas bibliotecárias da Instituição e pesquisas em fontes institucionais e diversas bibliográficas. Conclui que é necessário utilizar uma política de Desenvolvimento de Coleções como instrumento de gestão do acervo e contemplar tanto o público universitário quanto o médio-técnico de maneira coerente com objetivos da instituição.

Downloads

Edição

Seção

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico