Proposta de instrumento para avaliação de BDTD e sua aplicação à BDTD/UFSCar

Autores

  • Ronildo Santos Prado UFSCar
  • Roniberto Morato do Amaral UFSCar
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria UFSCar

Palavras-chave:

Bibliotecas digitais. Avaliação. Serviços de informação. Gestão da informação.

Resumo

Esta pesquisa traz uma contribuição para as universidades e bibliotecas visando o aperfeiçoamento das bibliotecas digitais, aprimorando-as para que possa beneficiar seus usuários, auxiliando-os a encontrarem os documentos necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas. O objetivo principal é avaliar a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFSCar – BDTD/UFSCar, no sentido de entender conceitos teóricos de um modelo ideal de biblioteca digital em comparação com o modelo implantado na UFSCar. A metodologia utilizada é a investigação em documentos científicos para identificar critérios de avaliação aliado ao entendimento das propriedades e realidade existente naquela BDTD. As áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação aliada à Ciência da Computação estão entre as principais que atuam neste contexto, além da área de Gestão que possui ferramentas para planejamento e avaliação e podem auxiliar as bibliotecas digitais e seus administradores no sentido de aprimorá-las. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia é o órgão fomentador no Brasil dos sistemas de acesso aberto e consequentemente dentro desta filosofia incentiva e auxilia financeiramente às instituições de ensino e pesquisa a implantar suas bibliotecas digitais. A UFSCar e a sua Biblioteca Comunitária encamparam esta ideia no ano de 2004 e vêm mantendo o sistema em funcionamento deste esta época. Os resultados encontrados remetem ao entendimento de que a BDTD/UFSCar possui os requisitos mínimos para seu funcionamento, porém, foram detectados pontos em que podem ocorrer intervenções, criando novas possibilidades para melhorar o sistema.

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Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico