Pesquisa escolar com o uso das tecnologias de informação e comunicação: potencial para aprendizagem e para atuação do bibliotecário

Autores

  • Vera Lucia Marques da Silva SENAC

Palavras-chave:

Pesquisa escolar. Aprendizagem. Tecnologias. Bibliotecário

Resumo

Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e no que implica este uso em relação à aprendizagem. Refletiu-se sobre as formas de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, abordando o papel do bibliotecário e sua contribuição para a aprendizagem. Concluiu-se que o desenvolvimento da competência informacional e programas de habilidades de pesquisa, estão implantados nos países que tiveram melhor avaliação nos índices de desempenho educacional. No contexto escolar, se tem poucas fontes de informação que ajude a traçar parâmetros avaliativos de pesquisa, mas considera-se que, se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem por meio da pesquisa e torná-lo competente em informação.

Downloads

Edição

Seção

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico