Mostra histórias do cinema e do povo de Goiás: estudo pedagógico de redes sociais aplicadas à produção cultural
Palavras-chave:
Redes sociais. Internet. Cultura. Tecnologias da Informação. Cinema.Resumo
Este estudo analisa a experiência de duas turmas dos cursos de Biblioteconomia e de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás que juntas produziram a mostra cultural “Histórias do Cinema e do Povo de Goiás” em janeiro de 2013 na cidade de Goiânia. Os alunos usaram redes sociais para documentação e divulgação do evento e para dar visibilidade à produção acadêmica feita na ocasião, tais como cobertura com uso de texto, imagem e audiovisual. A proposta foi registrada como projeto de extensão e contou com o apoio de alunos e professores de Gestão da Informação da UFG para o levantamento e análise de dados gerados pelo fluxo do conteúdo criado pelos estudantes e pelo público participante. O evento serviu como atividade pedagógica porque parte das aulas do semestre foram abertas ao público e realizadas num cinema no centro da capital goiana. Este tipo de ação e registro gerou repercussão impactante nas redes sociais proporcionando histórias e comentários em 14 Estados brasileiros e 13 países. A organização e a promoção da mostra também serviram como teste de ferramentas digitais. O processo foi aberto e registrado em páginas de redes sociais online e com a criação de blog e canal para apresentação de entrevistas, reportagens, notas de imprensa, vídeos e áudios veiculados em rádio. O estudo de retorno desses fluxos de conteúdo demonstra que os aplicativos foram eficientes tanto no que tange os objetivos pedagógicos quanto de preservar e documentar o encontro entre artistas para pensar com os alunos a cultura em Goiás.Downloads
Edição
Seção
Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Trabalho científico